Notícias - Armazenando corretamente sua Cerveja

Armazenando corretamente sua Cerveja

 Armazenando corretamente sua Cerveja

De vez em quando alguém me pergunta se a cerveja engarrafada estraga, se é verdade que não se pode armazenar a cerveja fora da geladeira depois de ter sido gelada, quanto tempo dura um chopp no barril... ou seja, quanto mais a degustação de cerveja avança em nosso país, mais as pessoas se interessam em conhecer a melhor forma de cuidar do precioso líquido para melhor poder apreciá-lo. Por isso resolvi compartilhar com vocês o que sei, fruto de minha experiência à frente da UNIFRIO e também do meu próprio prazer como apreciador da bebida de Ceres.
Vamos lá:

1. Quanto dura a cerveja?

  • Em geral, a cerveja em garrafa dura seis meses, se for bem armazenada, quer dizer, na vertical, em local fresco e ao abrigo dos raios de sol (veja abaixo as dicas de armazenagem).
  • Dizem que o barril de chopp, lacrado, dura um mês, armazenado em câmara fria (entre 3º e 5ºC). Não é bem assim. Depende do processo de fabricação e filtragem. A rigor, depois de produzido, o chopp dura 30 dias, depois de embarrilado, dez.
  • Depois de aberto, melhor consumir o chopp em no máximo 48 horas, mas se o barril for armazenado em câmara fria, aberto, pode durar até 5 dias.
2. Tirar a garrafa de cerveja da geladeira, para guardar na despensa deixa a cerveja "choca" mesmo?
  • É verdade. Mas tem um motivo: o próprio processo de pasteurização da cerveja se faz por alteração brusca de temperatura. Então, se a cerveja sofrer uma alteração brusca, tanto para cima como para baixo, vai desencadear uma reação química que pode alterar seu sabor. Por isso não é bom tirar a cerveja da geladeira para guardar, como também não se recomenda gelar a cerveja no freezer. Mas isso muita gente faz e como em seguida ela é rapidamente consumida, nem dá tempo de alterar o sabor.

3. Como armazenar corretamente cerveja e chopp?

    Neste item, tomo emprestadas as excelentes dicas do site da Cervejaria Eisenbahn, preparadas por seu mestre cervejeiro, Gerhard Beutling, com 25 anos de experiência na produção de cerveja. Elas se aplicam às cervejas engarrafadas:

  • Compre sempre cerveja fresca, diz o mestre e eu acrescento: o provérbio "quanto mais velho melhor" se aplica aos vinhos, e não às cervejas. Uma garrafa de cerveja resiste bem por seis meses.
  • Mantenha a cerveja fora da claridade: cerveja não combina com luz, principalmente não com raios de sol diretos que podem provocar uma reação química e alterar seu sabor; por isso as melhores garrafas são as de cor âmbar.
  • Mantenha a cerveja gelada: a baixa temperatura preserva seu sabor (mas cuidado com temperaturas muito baixas, lembre da dica acima sobre cerveja choca).
  • Mantenha a garrafa de cerveja na vertical: isso evita a oxidação, mesmo naquelas fechadas com rolha.
Um último comentário, quanto ao chopp: o correto, como indiquei mais acima, é armazenar o barril lacrado em câmara fria ou balcão frio. Mas como isso é mais comum em estabelecimentos comerciais e raro em nossas casas, o ideal é você comprar o barril adequado ao seu consumo. Hoje além dos tradicionais barris de 50 e 30 litros, existem barris de 10 e 15 litros, bastante comuns no mercado. Existem também os de 20 litros (um pouco mais raros em algumas regiões) e até os pequenos de 5 litros, ainda não muito difundidos no nosso mercado, em geral importados para one-way (ou seja, pequenos barris descartáveis). Com isso, com certeza dá para evitar o desperdício ou o exagero da bebida!
Degustar e celebrar, sempre... embebedar-se jamais! Saúde!
Hélio Salvador
FAÇA AGORA SEU ORÇAMENTO!