Notícias - A câmara fria ou frigorífica é um equipamento contendo um ambiente adequado ao condicionamento de alimentos e produtos perecívei

A câmara fria ou frigorífica é um equipamento contendo um ambiente adequado ao condicionamento de alimentos e produtos perecívei

Câmaras Frias - Frigoríficas - Geladeiras - Refrigeradores - Refrigeração Industrial - Freezers


Câmara Fria - Câmaras Frigoríficas

A câmara fria ou frigorífica é um equipamento contendo um ambiente adequado ao condicionamento de alimentos e produtos perecíveis, principalmente devido à temperatura elevada. Sabe-se que a redução de temperatura reduz as reações químicas e biológicas nos alimentos e dessa forma pode-se mantê-los com alto grau de qualidade por mais tempo. 

Com a necessidade de se armazenar produtos durante longos períodos tornam-se necessário o seu congelamento e acondicionamento em ambientes especificamente desenvolvidos para essa finalidade, ao qual chamamos de Câmara Fria ou Frigorífica. 

A armazenagem refrigerada pode ser dividida em três categorias gerais: 1- armazenagem temporária ou de curto prazo, 2- armazenagem a longo prazo, e 3- armazenagem congelada. 

Para a armazenagem a curto e longo prazos, o produto é refrigerado e armazenado a alguma temperatura acima de seu ponto de congelamento, enquanto que a armazenagem congelada requer o congelamento - 12ºC, -25ºC ou com -18ºC, a temperatura utilizada com mais freqüência. 

Devido às baixas temperaturas de operação das câmaras frigoríficas, é necessário isolá-las com materiais de baixa condutividade térmica, para evitar perdas excessivas de energia, e também reduzir a capacidade dos equipamentos de refrigeração. É necessário também, impermeabilizar as paredes, teto e piso, evitando a acúmulo de água nos isolantes e conseqüentemente a formação de gelo, causando deterioração dos alimentos, bem como redução do isolamento térmico.

Geladeiras - Refrigeradores - Açougues - Comerciais

Essencial na cozinha moderna, a geladeira ou refrigerador é um instrumento ou utensílio eletrodoméstico com a finalidade de conservar alimentos frescos ou já preparados. 

Trata-se de um armário metálico com prateleiras e gavetas e uma porta isolante, para manter o frio no interior do utensílio. O frio é produzido por um compressor, normalmente movido por um motor elétrico. 

Possui um compartimento para fabricar gelo e congelar produtos frescos, embora uma cozinha possa ter um destes eletrodomésticos e ainda um congelador separado (por exemplo, uma arca frigorífica ou freeezer).

Refrigeração Industrial

Refrigeração é a ação de resfriar determinado ambiente de forma controlada, tanto para viabilizar processos, processar e conservar produtos (refrigeração comercial e industrial). 

Para diminuir a temperatura é necessário retirar energia térmica de determinado corpo ou meio. Através de um ciclo termodinâmico, calor é extraído do ambiente a ser refrigerado e é enviado para o ambiente externo. 

Entre os ciclos de refrigeração, os principais são o Ciclo de refrigeração padrão por compressão, o ciclo de refrigeração por absorção e o ciclo de refrigeração por magnetismo. 

Freezers

A principal vantagem do congelamento é economia de tempo; com apenas uma compra pode-se abastecer o freezer por períodos superiores a um mês. 

É importante sempre embalar os alimentos em pequenas porções para facilitar o descongelamento e evitar o desperdício, pois uma vez descongelados, os alimentos não devem ser congelados novamente. As refeições do dia a dia devem ser congeladas sempre depois de frias. 

Para embalagem dos alimentos pode-se usar: papel alumínio, papel toalha, travessas descartáveis de alumínio, sacos plásticos atóxicos brancos ou transparentes, filme de PVC auto-aderente, recipientes de plástico, travessas de louça refratária e formas de gelo.
FAÇA AGORA SEU ORÇAMENTO!