Notícias - Câmara Fria - Câmaras Frigoríficas

Câmara Fria - Câmaras Frigoríficas


 

A câmara fria ou frigorífica é um equipamento contendo um ambiente adequado ao condicionamento de alimentos e produtos perecíveis, principalmente devido à temperatura elevada. Sabe-se que a redução de temperatura reduz as reações químicas e biológicas nos alimentos e dessa forma pode-se mantê-los com alto grau de qualidade por mais tempo.

Com a necessidade de se armazenar produtos durante longos períodos tornam-se necessário o seu congelamento e acondicionamento em ambientes especificamente desenvolvidos para essa finalidade, ao qual chamamos de Câmara Fria ou Frigorífica.

A armazenagem refrigerada pode ser dividida em três categorias gerais: 1- armazenagem temporária ou de curto prazo, 2- armazenagem a longo prazo, e 3- armazenagem congelada.

Para a armazenagem a curto e longo prazos, o produto é refrigerado e armazenado a alguma temperatura acima de seu ponto de congelamento, enquanto que a armazenagem congelada requer o congelamento - 12ºC, -25ºC ou com -18ºC, a temperatura utilizada com mais freqüência.

Devido às baixas temperaturas de operação das câmaras frigoríficas, é necessário isolá-las com materiais de baixa condutividade térmica, para evitar perdas excessivas de energia, e também reduzir a capacidade dos equipamentos de refrigeração. É necessário também, impermeabilizar as paredes, teto e piso, evitando a acúmulo de água nos isolantes e conseqüentemente a formação de gelo, causando deterioração dos alimentos, bem como redução do isolamento térmico.
FAÇA AGORA SEU ORÇAMENTO!