Notícias - DIAGNÓTICAR DEFEITO EM CAMARA FRIA

DIAGNÓTICAR DEFEITO EM CAMARA FRIA

Diagnóstico de defeitos

  • Segurança antes de tudo;
  • Tipos de problema;
  • Diagnóstico de problemas elétricos;
  • Diagnóstico de problemas do ciclo de refrigeração;
  • Abordando um problema do ciclo de refrigeração de forma lógica

Segurança antes de tudo
O mais importante para a correta solução de problemas é asegurança.

Desligue a força da unidade antes de retirar os painéis de comando. Se for necessário consertar dentro da unidade, com a força ligada, mantenha uma mão livre e não use anéis ou relógios. Estando um sistema fora de operação, não pense que os componentes elétricos ou o gabinete estão eletricamente isolados. Você pode receber um choque. Cuide para respeitar todas as etiquetas de aviso do fabricante.

Mantenha o local à sua volta seguro executando corretamente as operações de recolhimento, evacuação e carga de gás. Não solte-o para a atmosfera.

Jamais utilize oxigénio para os testes de vazamentos. Ele pode explodir na presença de óleo. Em vez do oxigénio, utilize nitrogénio de um cilindro equipado com regulador de pressão.

Tipo de problema
Agrupamos os problemas em duas categorias básicas: os problemas elétricos e os problemas do ciclo de refrigeração. Isso não quer dizer que todas as falhas se insiram completamente nessas duas categorias. Às vezes, enquadram-se em ambas.

Por exemplo, um conector frouxo ou corroído no compressor pode fazer com que o compressor ligue e desligue de maneira intermitente. Embora o problema seja elétrico, ele aparenta ser um problema do ciclo de refrigeração.

Inversamente, a contaminação num sistema mal evacuado pode formar ácidos que atacam o isolamento do motor do compressor e causam um curto na bobina. Esse é um problema no lado de refrigerante que aparenta ser um problema elétrico.

Diagnóstico de problemas elétricos
Examinar os circuitos elétricos de um equipamento podem levar a pensar que a solução de problemas elétricos é complicado. Na verdade o processo é bastante fácil quando se aplica uma abordagen lógica

Antes de iniciar qualquer manutenção, é importante conhecer o processo de funcionamento do equipamento. Descubra o que deve acontecer e quando. Utilizar o esquema elétrico é fundamental.

Em equipamentos com placa eletrônica (ou microprocessados) conhecer o processo de funcionamento é fundamental, pois não podemos ´ver` as funções e sequência e lógica executadas pela placa

Princípios básicos do diagnóstico de problemas elétricos

  • Utilize um processo de eliminação; 
  • Descubra quais as funções e os componentes que estão operando, antes de procurar o que não estão operando;


FAÇA AGORA SEU ORÇAMENTO!