Notícias - como o ar é condicionado

como o ar é condicionado

O ciclo de ar - como o ar é condicionado


O ar de um ambiente pode ser muito frio, muito úmido, muito seco, produzindo correntes de ar ou até mesmo sem circulação

Todas as condições acima podem ser mudadas tratando o ar, processo que chamamos de ciclo condicionamento de ar.

O ciclo de condicionamento de ar está presente em todos os aparelhos que usamos para refrigerar um ambiente e nos trazer conforto, sejam elas aparelhos de janela, splits ou unidades centrais.

Todo aparelho que usamos para tornar confortável um ambiente baixando a temperatura do ar fazem outras funções também, como diminuir a umidade do ar e filtrá-lo. Daí tecnicamente o correto é se falar em aparelho de ar condicionado e não de ar refrigerado.

O funcionamento do ciclo de condicionamento do ar

As partes constituintes de um ciclo de condicionamento de arTodo ciclo de ar usa um ventilador, o equipamento que aciona ou impele o ar através do ciclo

O ventilador, mostrado na figura al lado, impele ou envia o ar através de um duto o qual é conectado a aberturas de entrada, localizadas no ambiente que deve ser condicionado.

Estas aberturas são comumente denominadas, saída, orifício de descarga ou terminal. O duto dirige o ar puro para ambiente através destes terminais ou saídas. O ar entrando no ambiente resfria ou aquece conforme as necessidades do projeto. Partículas de pó provenientes do ambiente passam a integrar o fluxo de ar, sendo levadas por ele.

O fluxo de ar proveniente do ambiente entra em um outro duto, denominado duto de retorno ou entrada ou retorno de ar, onde as partículas de pó ou partículas várias são extraídas em um filtro. Logo que o ar é limpo, ele pode ser aquecido ou resfriado conforme as necessidades projetadas para o ambiente a ser condicionado.

Se necessário ar frio, o ar é circulado através da superfície de uma serpentina de resfriamento, se necessário aquecê-lo, é circulado através de um câmara de combustão, resistência elétrica ou serpentina de aquecimento. Finalmente é absorvido pelo ventilador o qual circula-o sendo desta forma completado o ciclo.

As partes essenciais que compõem o ciclo de ar condicionado são:

Ventiladores

Em todos os sistemas de ar condicionado é sempre utilizado um ventilador para produzir o movimento de ar. Nestes sistemas o ar que o ventilador movimenta está constituído de:

  • Todo o ar externo;
  • Todo o ar interno, também denominado ar de circulação;
  • Combinação do ar interno e externo

O ventilador "movimenta" ar do exterior ou do interior do espaço condicionado, porém na maior parte dos sistemas "movimenta" de ambas as partes ao mesmo tempo.

Como uma ccorrente de ar no interior do espaço condicionado causa desconforto, e por outro lado um movimento escasso do mesmo não permite o processo de rejeição de calor, a quantidade de ar fornecida pelo ventilador deve ser regulada.

Isto pode ser feito selecionando um ventilador que possa suprir a quantidade de ar correta, com uma velocidade calculada em forma tal de não produzir no ambiente correntes de ar ou movimento escasso de ar que nele é introduzido.

Dutos de insuflação

Os dutos de insuflação enviam ou dirigem o ar proveniente do ventilador ao ambiente condicionado. Deverão ser o mais curtos possíveis e possuir o mínimo de curvas para que o ar possa fluir livremente.

Em aparelhos como o ar condicionado de janela ou o split, os dutos de insuflamento são tão curtos que a maior parte das pessoas acha que eles não existem. Na verdade existem sim e são feitos com as chamadas “evolutas”, que direcionam o ar

FAÇA AGORA SEU ORÇAMENTO!