Notícias - Ar condicionado que refrigera com gelo

Ar condicionado que refrigera com gelo

Ar condicionado que refrigera com gelo "Ice Bear" é solução para picos de consumo de energia


Embora a tecnologia de criar gelo durante a noite para o sistema de ar condicionado diminuir o consumo de energia no dia seguinte não seja nova, parece que ela agora é a solução para os picos de consumo de energia que ocorrem no verão durante o dia na California, EUA, onde os aparelhos de ar condicionado deverão funcionar na potência máxima.

As empresas Windsor e Ice Energy desenvolveram o “Ice Bear” (Urso do Gelo), um "novo" sistema de ar condicionado que utiliza gelo.

O equipamento, durante a noite, quando o calor e a demanda por eletricidade é mais baixa, congela 450 galões de água em um tanque com isolamento térmico.

No dia seguinte, quando o gasto de energia é alto (meio-dia em diante) esse enorme cubo de gelo refresca os ambientes, à medida que o o refrigerante ou água passa por ele, perdendo calor.

Água congelada para refrigeração no interior de um equipamento Ice BearA capacidade de refrigeração é de cerca de seis horas; depois que o gelo está totalmente derretido, o ar-condicionado volta ao seu funcionamento normal. De acordo com reportagem da revista Technology Review, a tecnologia pode cortar até 95% do consumo de energia de um prédio nas horas de pico dos dias mais quentes. No entanto não há uma redução significativa do consumo de energia - o que realmente acontece é uma diminuição no gasto com a conta devido ao preço do kW na Califórina variar conforme a hora do dia além de evitar uma sobrecarga na rede de energia que poderia levar a um apagão.

Essa não é uma tecnologia nova pois já é empregada em muitos sistemas de centrais de ar condicionado. Mas está resolvendo novas necessidades. É um exemplo de como uma tecnologia de refrigeração e ar condicionado pode ser reciclada para novos usos. Agora é chamada de "armazenamento de energia", o que não deixa de ser verdade, pois muita energia foi empregada para congelar a água.

E para as as pessoas e empresas empreendedoras, o "Ice Bear" não é feito por nenhuma empresa tradicional do ramo de ar condicionado e com certeza tem aplicação também no Brasil.

FAÇA AGORA SEU ORÇAMENTO!